Adultos difíceis.
A terapia psicanalítica através da livre associação traz gradativamente do inconsciente para o consciente certos traumas ou situações difíceis ocorridas na infância, com o objetivo de aliviar os sintomas, pois sabemos que o falar muita das vezes é dolorido, mas altamente necessário! O paciente ao escutar a sua própria fala, a sua dor, vai devagar eliminando alguns traumas ou bloqueios, ou aprendendo e ganhando mais forças para enfrentar certas situações.
É um retirar de entulhos através da fala, em que o psicanalista saberá conduzir a análise no setting analítico. É um fator tão importante para que a cura ocorra gradativamente, ou seja, aos poucos e contribuindo com caminhar do/da paciente, em que aliviando os sintomas começará a refletir sobre suas possíveis mudanças benéficas, buscando a aprender a lidar com as suas dificuldades.
A Psicanálise é uma terapia realmente bastante contributiva e ética, pois muitos adultos difíceis, com certas dificuldades emocionais necessitam de suporte, para que possam seguir rumos mais coerentes, conforme suas reflexões mais maduras e certeiras.
Psicanalista Renata Godoy.