Cyberbullying e como as análises psicanalíticas podem ajudar!
O bullying entre adolescentes é muito praticado no ambiente escolar e o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas devidos os traumas, pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.
Então queridos pais ou responsáveis, entendam, as análises ou as terapias são essênciais! Observem mais, participem mais da vida de seus filhos. O amor salva, o amor é a uma ferramenta poderosíssima contra qualquer tipo de maldade. Dialoguem mais, participem da realidade deles, tenham mais cuidado, sem cercear demais, mas impondo limites sim, com sabedoria e carinho.
Psicanalista Renata Godoy M. de Melo